Primeiros resultados do SBBrasil são anunciados

No dia 28 de dezembro o Ministro da Saúde José Gomes Temporão anunciou os primeiros resultados do Projeto SBBrasil 2010.

Mais...

Cronograma do Projeto SBBrasil

Saiba como foi o percurso do projeto.

Mais...

Galeria

Veja os registros da pesquisa em todo o País.

Mais...

Cliping

Como o projeto foi divulgado durante sua execução.

Mais...

 

Bem vindo ao sítio do 
Projeto SBBrasil 2010 - Pesquisa Nacional de Saúde Bucal.


A Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente – se constitui num marco na história das Políticas Públicas no Brasil na medida em que incorpora uma agenda em discussão desde o Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira e traduz, em seus pressupostos operacionais, os princípios do Sistema Único de Saúde. Ao trabalhar os eixos da atenção à saúde bucal a partir do incremento da atenção básica por meio da Estratégia Saúde da Família, da implementação dos Centros de Especialidades Odontológicas como elemento estruturante da atenção secundária, além das ações de caráter coletivo, o Brasil Sorridente se insere no conjunto de programas estratégicos na atual Política de Saúde.

O Brasil Sorridente tem, em seus pressupostos “centrar a atuação na Vigilância à Saúde”. Este componente da política de saúde bucal tem sua agenda definida pelo Comitê Técnico Assessor (CTA) em Vigilância em Saúde Bucal, o qual tem trabalhado os diversos eixos da vigilância em saúde bucal que dão suporte ao Brasil Sorridente. Entre estes, temos o relativo à geração de dados primários, ou seja, oriundo de pesquisas epidemiológicas de base populacional, os chamados "estudos transversais". Veja no esquema abaixo, como se articula o SBBrasil com a Política de Saúde e o Sistema Único de Saúde.

 

 

O principal componente do eixo dos dados primários é, portanto, o Projeto SBBrasil, o qual teve sua primeira edição em 2003 e traçou um dos mais completos diagnósticos da saúde bucal dos brasileiros. O SBBrasil 2010 é, portanto, parte de um amplo processo que visa a construção de uma base de dados permanente relativa aos principais indicadores de saúde bucal.


Acesso »» Confira a apresentação de divulgação do SBBrasil
»» Acesse o Relatório Final
»» Solicitação Banco de Dados
Coordenação Geral de Saúde Bucal - CGSB
Edifício Premium Torre II – Sala 06 - Setor de Administração Federal Sul
Quadra 2 – Lote 5/6 - CEP: 70070-600
Telefones: (61) 3315-9056/9145
cosab@saude.gov.br