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Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Biblioteca / Estao Multimdia


Considerando a identificao de casos de beribri nos municpios localizados no sudoeste do Estado do Maranho foram mobilizadas todas as Instncias do SUS e demais rgos pblicos no sentido de desenvolver aes para prevenir novos casos.
Neste sentido, entre as diversa aes em curso, o Ministrio da Sade e a Rdio Cmara criaram 12 spots de rdio a serem veiculados nas rdios locais e comunitrias dos municpios com casos registrados para informar sobre os hbitos alimentares que podem prevenir a deficincia.
Faa agora o download dos spots de rdio sobre preveno da deficincia de vitamina B1:

udio  Captulo 1:
"Vida saudvel, alimente esta idia: A vitamina B1, tambm chamada tiamina, muito importante para o sistema nervoso, corao e msculos do corpo humano. Os alimentos ricos em vitamina B1 so: feijo, inhame, car, mandioca, milho, maxixe, castanhas, carnes, peixes e gema de ovo. O consumo dirio desses e outros alimentos evitam a falta da vitamina B1. Nutrio saudvel, alimente essa idia. Uma campanha da Cmara dos Deputados e Ministrio da Sade."

udio  Captulo 2:
"Vida saudvel, alimente esta idia: A falta da vitamina B1 pode causar o beribri. Preste ateno nos sintomas: perda de memria, dificuldade para se concentrar, fraqueza, irritao, depresso, diminuio ou perda de apetite, inchao nas pernas e dores na barriga e no peito. O beribri tem tratamento! Se voc ou algum da sua famlia apresentar esses sintomas, procure o servio de sade mais prximo da sua casa. Nutrio saudvel, alimente esta idia. Uma campanha da Cmara dos Deputados e Ministrio da Sade."

udio  Captulo 3:
"Vida saudvel, alimente esta idia: Os pratos tpicos como arroz de cux, panelada, maxixada e engrossado de caruru... hummmmmmmm.... so pratos saudveis. Procure prepar-los com pouco sal e pouca gordura. Uma alimentao variada e colorida, com alimentos da sua regio, faz bem para a sade e evita doenas como o beribri, que causada pela falta de vitamina B1. Nutrio saudvel, alimente esta idia. Uma campanha da Cmara dos Deputados e Ministrio da Sade."

udio  Captulo 4:
"Vida saudvel, alimente esta idia: A vitamina B1, tambm chamada de tiamina, muito importante para o corpo humano. Para aproveitar melhor a vitamina B1 presente no arroz, cozinhe em gua j em fervura com a panela fechada e em fogo baixo. D preferncia ao arroz integral. Legumes e verduras devem ser cozidos com pouca gua e em fogo baixo. Sempre que possvel, aproveite a gua dos vegetais cozidos para cozinhar outros alimentos. Nutrio saudvel, alimente esta idia. Uma campanha da Cmara dos Deputados e Ministrio da Sade."

udio  Captulo 5:
"Vida saudvel, alimente esta idia: Se voc tem um p de acerola, manga, murici, bacuri, cupuau ou alguma outra fruta no quintal, aproveite os frutos!!! Comer a fruta ou aproveit-la no suco ou na salada um hbito saudvel. Ricos em vitaminas e minerais, so importantes para a sua sade e da sua famlia. As frutas da poca so as mais recomendveis. Nutrio saudvel, alimente esta idia. Uma campanha da Cmara dos Deputados e Ministrio da Sade."

udio  Captulo 6:
"Vida saudvel, alimente esta idia: O leite materno tem todos os nutrientes e vitaminas que seu beb precisa. Ele evita infeces e protege a sade. D apenas leite materno para seu filho at os seis meses de idade. Aps os seis meses e at os dois anos de idade, continue amamentando e comece a oferecer alimentos variados. Procure o servio de sade do seu municpio para saber mais sobre a alimentao das crianas! Nutrio saudvel, alimente esta idia. Uma campanha da Cmara dos Deputados e Ministrio da Sade."

udio  Captulo 7:
"Vida saudvel alimente esta idia: Para que as crianas continuem brincando, estudando e crescendo com sade, importante que as vacinas estejam em dia! Fique atento caderneta de sade do seu filho e ao perodo de vacinao. Participe das campanhas. Em caso de dvidas, procure o agente de sade da sua comunidade. Nutrio saudvel alimente esta idia. Uma campanha da Cmara dos Deputados e Ministrio da Sade."

udio  Captulo 8:
"Vida saudvel, alimente esta idia: Voc sabia que as vitaminas e os minerais so indispensveis na vida de crianas e adultos? Elas ajudam a prevenir as doenas. As unidades de sade distribuem, gratuitamente, suplementos de ferro, usados no combate anemia; vitamina A que ajuda no tratamento da cegueira noturna e a vitamina B1, que previne o beribri. Procure se informar nos centros de sade! Nutrio saudvel, alimente esta idia. Uma campanha da Cmara dos Deputados e Ministrio da Sade."

udio  Captulo 9:
"Vida saudvel, alimente esta idia: O controle do peso importante para a sade de adultos, gestantes e crianas. Por falar nisso, voc sabe se est com um peso saudvel? A perda de peso rpido e a falta de apetite so sintomas de vrias doenas, inclusive o beribri, doena causada pela falta de vitamina B1. Procure o servio de sade mais prximo de sua casa para receber informaes sobre nutrio e peso saudvel. Nutrio saudvel, alimente esta idia. Uma campanha da Cmara dos Deputados e Ministrio da Sade."

udio  Captulo 10:
"Vida saudvel, alimente esta idia: Bebidas alcolicas diminuem a absoro da vitamina B1. A falta dessa vitamina no corpo afeta o sistema nervoso e, entre outros sintomas, causa inchao, dor e perda de sensibilidade, principalmente, nas pernas. Evite o consumo de bebidas alcolicas e se alimente adequadamente. Nutrio saudvel, alimente esta idia. Uma campanha da Cmara dos Deputados e Ministrio da Sade."

udio  Captulo 11:
"Vida saudvel, alimente esta idia: Para se alimentar de forma saudvel, no preciso muito dinheiro. Frutas, verduras e legumes de poca e prprias de sua regio tm preos mais em conta. Seja criativo e procure substituir alimentos por outros do mesmo tipo que sejam mais baratos. Geralmente os supermercados dedicam um dia da semana para promoo desses alimentos. Nutrio saudvel, alimente esta idia. Uma campanha da Cmara dos Deputados e Ministrio da Sade."

udio  Captulo 12:
"Vida saudvel alimente, esta idia: O feijo um alimento de grande valor nutritivo e uma das melhores fontes naturais de ferro, potssio e protenas. O feijo e outros gros como lentilha, gro de bico, soja devem ser consumidos diariamente. A combinao do feijo com arroz tima fonte de protenas. Nutrio saudvel, alimente esta idia. Uma campanha da Cmara dos Deputados e Ministrio da Sade."