Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
  
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Comunidade de Práticas

O Brasil é um país de dimensões continentais, e com uma variabilidade imensa de culturas, territórios e desafios. Não é diferente na nossa Atenção Básica à Saúde, múltipla e plural. Em cada canto do país, equipes de trabalhadores e gestores desenvolvem, de maneira singular, esse trabalho de saúde mais próximo ao cidadão, às suas necessidades e às características de cada território.

Se, por um lado, essa amplitude de possibilidades constitui um patrimônio do SUS, por outro, torna-se necessário um espaço que torne possível que esses gestores e trabalhadores possam se encontrar, compartilhar experiências e constituir uma rede colaborativa voltada para a melhoria das condições de trabalho e da qualidade da atenção à saúde prestada à população.

A Comunidade de Práticas se propõe a ser esse espaço vivo, dinâmico, com efetivo valor de uso para o SUS. O projeto consiste de um conjunto de estratégias articuladas em torno de uma proposta principal: a oferta de uma plataforma virtual que possibilite a constituição de comunidades virtuais entre os trabalhadores e gestores da atenção básica das três esferas de governo.

A aposta no espaço virtual se dá pela necessidade de superar as barreiras da distância e do isolamento, utilizando as ferramentas da Web 2.0 para potencializar o encontro entre as pessoas que constroem o cotidiano da atenção básica brasileira. A partir do compartilhamento de experiências, discussões de casos, fóruns temáticos, pretende-se construir um espaço que acolha a gestão e o trabalho em saúde e que, a partir desses encontros, possa fortalecer e ampliar a qualidade dos serviços de saúde prestados.

O projeto é desenvolvido pelo DAB (Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde – DAB/SAS/MS) em parceria com o IASIN (Instituto da Atenção Social Integrada), contando com o apoio da OTICS (Observatório de Tecnologias em Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde) e da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, aos quais se agregarão outras entidades da sociedade civil.

Acesse o site da Comunidade de Práticas, cadastre-se e faça parte da construção desse espaço.