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Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Educao Permanente

O redirecionamento do modelo de ateno sade com nfase na Ateno Bsica enquanto ordenadora das Redes de Ateno Sade e coordenadora do cuidado, impe claramente a necessidade de transformao permanente do funcionamento dos servios e do processo de trabalho das equipes, exigindo de seus atores (trabalhadores, gestores e usurios) maior capacidade de anlise, interveno e autonomia para o estabelecimento de prticas transformadoras e o estreitamento dos elos entre concepo e execuo do trabalho.

Desta forma, uma das estratgias defendidas para a qualificao da AB o desenvolvimento da Educao Permanente, a qual deve ser concebida dentro das premissas bsicas de ser um processo constante de promoo e desenvolvimento integral e contextualizado da equipe, centrando-se nas circunstncias e problemas de seu processo de trabalho, de modo crtico e criativo, envolvendo prticas que considerem elementos que faam sentido para os atores envolvidos.

Hoje a Poltica de Educao Permanente regulada nos territrios atravs dos CIES. No tocante a AB, seu maior desafio consiste na definio de objetivos e metas estratgicas com base nos planos das regies de sade, e desdobrados para as necessidades e planos de cada municpio e de cada equipe de AB.

Para responder as necessidades de sade das pessoas, a poltica de educao permanente tem que estar constantemente alinhada com o Decreto 7.508/COAP e o PMAQ de cada territrio de sade. Para tanto, necessrio implantar uma gesto compartilhada envolvendo os gestores, os profissionais de sade, as Instituies de Ensino e o Controle Social.

  

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