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Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 



Entenda melhor o Sistema e-SUS AB

O e-SUS Ateno Bsica (AB) o novo sistema da AB que substitui o SIAB. Para atender aos diversos cenrios de informatizao e conectividade nos servios de sade, oferece dois sistemas de software que podem operar desde uma UBS sem computador, com o sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS) a partir do uso de fichas at UBS com computador nos consultrios e salas de atendimento usando o sistema com Pronturio Eletrnico do Cidado (PEC). Esses sistemas esto disponveis a todos os municpios para download gratuito.






A primeiro o e-SUS/AB PEC, um Sistema com Pronturio Eletrnico do Cidado, destinado a municpios cujas Unidades Bsicas de Sade so informatizadas, possuem algum grau de conectividade e contam com profissionais capacitados para apoiar sua implantao.

A verso inicial do software desta modalidade com pronturio eletrnico, o e-SUS/AB PEC, possui ferramentas para cadastro dos indivduos no territrio, gesto da agenda dos profissionais, acolhimento demanda espontnea, atendimento individual e registro de atividades coletivas. A verso seguinte do sistema j prev incluso de outras funcionalidades como abordagem familiar, controle de imunizao, pronturio de sade bucal, gesto da lista de espera de encaminhamentos, gesto do cuidado a doenas crnicas, alm de integrao com Telessade e gerao de relatrios dinmicos. Tambm ser possvel monitorar pacientes faltosos e realizar controle de medicamentos e exames pelo computador.

O e-SUS/AB CDS, um Sistema com Coleta de Dados Simplificada um software de carter transitrio, a ser utilizado at que os municpios alcancem os padres necessrios para implantao do pronturio eletrnico, pois no necessrio que as UBS estejam informatizadas ou que tenham conexo a internet.

Nesta modalidade, os dados so coletados em fichas de papel e substituir os sistemas atuais (ex.: SIAB, HIPERDIA, SISPr-Natal). Desse modo, essa modalidade tambm contribui para desburocratizar e dar maior agilidade ao atendimento na AB, pois o profissional precisar preencher menos fichas.

A verso inicial do sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS) contempla sete fichas de registro, que ser integrado e simplificado. So elas: ficha de cadastro do domiclio e dos usurios, de atendimento individual, de atendimento odontolgico, de atividades coletivas, de procedimentos e de visita domiciliar.