CAPÍTULO 1 -Orientações Gerais sobre o Sistema

1.1 Versão do Sistema Usada neste Manual

1.2 Organização e Componentes-Padrão do Sistema

1.2.1 Orientações Básicas de Navegação do Sistema

1.2.2 Orientações Básicas de Utilização do Sistema

1.3 Controle de Acesso ao Sistema

1.3.1 Como Criar/Alterar Sua Senha

1.3.2 Esqueci Minha Senha, o que Faço?

1.3.3 Esqueci Minha Senha e, se eu For o Administrador, o que Faço?

Neste capítulo, abordaremos os conceitos e orientações iniciais para utilização do Sistema e-SUS Atenção Básica (AB) com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

1.1 Versão do Sistema Usada neste Manual

Este manual foi elaborado usando como referência o Sistema com PEC em sua versão 3.0.00. O acesso às informações sobre o versionamento, versão de banco de dados, data de atualização e tipo de instalação (ver Capítulo 2) podem ser visualizados na opção Sobre (Figura 1.1), acessada no menu superior do sistema.

Figura 1.1 – Versão do Sistema com PEC

Fonte: SAS/MS.

1.2 Organização e Componentes-Padrão do Sistema

Nesta seção, será apresentada a organização e o uso de componentes-padrão encontrados em grande parte das funcionalidades do sistema.

1.2.1 Orientações Básicas de Navegação do Sistema

O Sistema e-SUS AB tenta aproveitar os melhores conceitos de aplicação em  nuvens, buscando conciliar a organização de aplicações desktop com os recursos mais ágeis das aplicações web. A seguir, na Figura 1.2, serão apresentados alguns itens sobre navegação e organização das telas do sistema, detalhados no Quadro 1.1.

Figura 1.2 – Organização e navegação do sistema

Fonte: SAS/MS.

Quadro 1.1 – Orientações básicas de navegação do sistema.

Navegação Estrutural (na TI: bread crumbs): visualizada no canto superior esquerdo da tela, indica o caminho das telas visitadas, podendo voltar para a tela anterior.

Menu Rápido: possibilita ao usuário acesso mais rápido às principais funcionalidades disponíveis em seu perfil.

Menu do usuário: além de informar a identificação, ocupação e Unidade Básica de Saúde (UBS) de lotação, possibilita ao usuário acesso mais rápido às funcionalidades gerais do sistema, tais como: 

  • Trocar lotação;
  • Alterar senha;
  • Termos de uso; 
  • Sobre e
  • Sair (deslogar).

Logo do Sistema: clicando sobre a logo, o usuário acessará a página inicial do PEC. Se o usuário possuir mais de um perfil, serão exibidas as opções de acesso pelos perfis disponíveis (ver Figura 1.3).

Fonte: SAS/MS.

Figura 1.3  Tela de acesso aos perfis disponíveis ao usuário do sistema

Captura de tela 2016-08-04 11.29.31.png

Fonte: SAS/MS.

1.2.2 Orientações Básicas de Utilização do Sistema

        

No Quadro 1.2, são apresentadas algumas orientações gerais sobre os componentes padronizados no sistema.

Quadro 1.2  Orientações básicas de utilização do sistema. 

Campos obrigatórios: são marcados com * (asterisco) e devem ser obrigatoriamente preenchidos.

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Campos obrigatórios não preenchidos: ficam na cor vermelha.

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Campos quadrados: (checkbox) são para a  escolha de mais de uma opção.

checkbox.png

Campos em círculo (radio button): são de única escolha. ATENÇÃO: após selecionado, não será possível desvincular a escolha por uma das outras opções. Caso selecione por engano, será necessário cancelar o registro e reiniciar o processo.

radio_button.png

Data: digite a data ou clique no símbolo no canto direito do campo, onde aparecerá o calendário, com a data atual selecionada.

·         Para avançar/retroceder o mês: clicar nas setas calendario_voltar.pngou calendario_avancar.png;

·         Para avançar/retroceder o ano: clicar sobre o mês/ano calendario-mes_ano-selecionar.pnge selecionar o ano desejado.

·       Para avançar/retroceder os anos: clicar sobre as setas seta_voltar.png ou seta_avancar.png e selecionar o ano desejado.

CampoData.png

calendario-mes_ano.png

Caixa de seleção: ao digitar parte da palavra desejada, o sistema automaticamente traz todos os registros que contêm a palavra, após selecione o item desejado.

·         Para retroceder uma página clicar na seta seta_voltar.png e para ir até primeira página clicar em seta_primeiro.png

·         Para avançar para próxima página ou ir até a última página clicar na seta seta_avancar.pngou seta_ultimo.png, respectivamente.

CampoConsultavel.png

Orientação (hint): ao passar o mouse sobre um campo/botão, o sistema mostrará breve descrição.

Hiint.png

Paginação: visualizada na parte inferior da tela, indica a quantidade de páginas:

·         Para retroceder/avançar: clicar na seta paginacao_voltar.png ou paginacao_avancar.png, respectivamente;

·         O número da página selecionada ficará em destaque.

ControlePaginacao.png

Opções de pesquisa: acompanha todo campo de pesquisa quando este oferece mais opção de consulta.

OpcoesPesquisa.png

Ocultar ações: para melhor organização das ações exibidas em listagens. Algumas são ocultas quando excedem a três ações. E podem ser acessadas por meio do ícone

 Acessa_OcultaMenu.png.

OcultaMenu.png

Ajuda de contexto: Caso haja alguma dúvida o botão ajuda Uploaded by Awesome Screenshot Extension localizado no canto superior direito traz mais informações sobre a funcionalidade. Ainda não disponível para todas as funcionalidades do sistema.

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Fonte: SAS/MS.

1.3 Controle de Acesso ao Sistema

O Sistema e-SUS AB  controla  o acesso dos usuários do PEC por meio de um identificador (login) e uma senha de uso pessoal, portanto, a entrada no sistema é pessoal e individual para cada usuário, conforme pode ser visualizado na Figura 1.4.

Figura 1.4 – Tela de acesso ao Sistema com PEC

Fonte: SAS/MS.

 ATENÇÃO: Cada profissional terá seu acesso, controle de permissões e controle de auditoria vinculado a seu login (CPF), devendo portanto, utilizar apenas seu login e senha pessoal para o uso do sistema.

A identificação para acesso (login) será controlada pelo próprio sistema, usando como padrão, o número do CPF do profissional cadastrado no PEC ou importado  do sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) (ver Seção 3.2). O login é pessoal e intransferível, pois busca garantir que os registros feitos no sistema sejam identificados pelo número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do profissional.

O controle da senha é pessoal, iniciada no sistema, por padrão, com o número do CNS do profissional. Ao realizar acesso ao sistema pela primeira vez, será solicitado ao usuário que altere sua senha.

 NOTA: A senha padrão para o primeiro acesso ao sistema é o número do CNS do profissional.

1.3.1 Como Criar/Alterar Sua Senha

Em qualquer momento, é possível alterar a senha de acesso ao sistema, bastando clicar na opção “Alterar Senha” do Menu do usuário. Em especial, no primeiro acesso ao sistema será solicitada a alteração da senha padrão. Neste instante, crie uma senha pessoal.

Para proceder à alteração da senha, conforme a Figura 1.5, siga os passos:

  1. digite a senha atual; no primeiro acesso, a senha é o número do CNS do profissional;
  2. digite a nova senha: defina nova senha para uso pessoal, devendo ser diferente da senha anterior, conter somente letras e números (ao menos uma letra e um número), no mínimo de 08 (OITO) e máximo de 15 (QUINZE) dígitos. Letras maiúsculas e minúsculas são diferenciadas. Esta será a senha utilizada a cada login no sistema, devendo ser mantida em sigilo;
  3. confirme a nova senha: digite exatamente a mesma senha digitada no campo anterior.

Figura 1.5 – Tela para alterar/criar nova senha

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Fonte: SAS/MS.

1.3.2 Esqueci Minha Senha, o que Faço?

Quando o usuário, por qualquer motivo, esquecer a senha de acesso, deve solicitar ao administrador do sistema ou ao coordenador da UBS que a redefina. Ao redefini-la, ela voltará a ser a senha-padrão do sistema (CNS do profissional). Para redefinir a senha, o administrador ou o coordenador devem executar os seguintes passos na versão:

  • Passo 1. Acessar o Módulo de Administração, clicando no botão “Administração”;

  • Passo 2. Acessar a lista de profissionais, clicando no botão “Profissional”;

  • Passo 3. Na lista de profissionais, clique na opção “Redefinir senha”  do profissional desejado.
  • Passo 4. Após clicar em “Redefinir Senha”  será solicitada a confirmação da redefinição da senha para o número do CNS (senha padrão).

  • Passo 5. Clicar no botão “Sim”  para concluir.

Após realizado esses passos, o usuário deve acessar o sistema normalmente, usando o número do seu CNS como senha. No primeiro acesso, o sistema solicitará ao usuário que troque a senha padrão por uma senha pessoal.

1.3.3 Esqueci Minha Senha e, se eu For o Administrador, o que Faço?

 

O administrador da instalação, ao se esquecer da senha, deverá:

  1. acessar o endereço da aplicação http://enderecodaaplicacao/esus/#/pec/reset substituindo “enderecodaaplicacao” pelo endereço de internet onde está instalado o seu servidor; ou, caso seja em uma instalação na própria máquina, use http://localhost:8080/esus/#/pec/reset;

  1. o sistema exibirá uma tela, conforme abaixo,  onde será necessário inserir o CPF do administrador;
Instalacao_CPF_Administrador.png

  1. o sistema gerará nova chave para que o administrador possa solicitar nova contrachave do PEC.

 NOTA: Para mais informações sobre como solicitar nova contrachave, ver Seção 2.4.

  1. após inserir a contra chave e clicar OK, será possível redefinir a senha do administrador, como se pode ver na figura abaixo;

  1. Informe a nova senha nos campos Nova senha e Confirmar nova senha, seguindo as instruções abaixo:
  • A nova senha não pode ser igual a senha anterior.
  • Utilizar somente letras e números.
  • Mínimo de oito e máximo de quinze caracteres.
  • Obrigatória a inclusão de ao menos uma letra e um número.
  • O sistema diferencia letras maiúsculas de minúsculas.

  

 ATENÇÃO: Não é possível definir uma senha fora do padrão mínimo de segurança estabelecido.



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