Os dados do Sisprenatal foram integrados aos do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde no final do mês passado. Com o processamento das informações, foram identificadas 120.003 gestantes beneficiárias do PBF acompanhadas no Sisprenatal (com referência aos registros de janeiro, fevereiro e março de 2016). Os gestores municipais já podem observar no acesso restrito do Sistema de Gestão do PBF a migração dos acompanhamentos das gestantes realizados neste processo.
O Sisprenatal é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Saúde para acompanhamento das gestantes inseridas no Programa de Humanização do Parto e Nascimento do SUS. Ele apresenta o elenco mínimo de procedimentos para uma assistência ao pré-natal adequado, ampliando esforços no sentido de reduzir as altas taxas de morbimortalidade materna, perinatal e neonatal.
Gestantes incorporadas por UF
A tabela abaixo apresenta o número de gestantes com registros incorporados ao Sistema de Gestão do PBF na Saúde pelo Sisprenatal por unidade federativa, na 1ª vigência de 2016 (parcial de 18 de abril).
Esta ação é resultado do esforço das equipes técnicas da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS), Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres (CGSM/DAPES/SAS) e do Departamento de Informática do SUS (Datasus) e contribuirá com a maior localização de gestantes do PBF para concessão do BVG.
Detalhe sobre a importação dos dados
Serão importadas do Sisprenatal para o Sistema de Gestão do PBF na Saúde as informações das mulheres com idade gestacional compreendida entre 1 e 42 semanas. Este período é calculado a partir da data de acompanhamento e data da última menstruação. Outros dados migrados: Data do Acompanhamento, Peso, Altura e Data da Última Menstruação (DUM). Caso a DUM não tenha sido registrada no Sisprenatal, o acompanhamento não será importado.
Para mais informações entre em contato pelo email bfasaude@saude.gov.br.