Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
  
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

PMAQ: Equipamento obrigatrio e essencial para as equipes de Sade Bucal

Data de publicao: 19/05/2017

Na avaliao externa da Equipe de SB, h questes nessas duas categorias. Entenda como isso impacta na certificao

Para garantir um melhor atendimento à população pela Equipe de Saúde Bucal (ESB) na Unidade Básica de Saúde (UBS), alguns equipamentos de trabalho dos profissionais foram divididos em dois grupos: obrigatório e essencial.  Na avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), esses padrões serão utilizados para compor a nota de certificação das equipes.

Entre as dúvidas mais constantes sobre o tema, o uso do autoclave está no topo da lista. A pergunta foi reformulada e o que será utilizado como padrão essencial para a ESB é se há aparelho para esterilizar os materiais na UBS.

“Na próxima avaliação, o questionamento mudou para não causar erros de informação. Entretanto, é importante esclarecer que o autoclave pode ser compartilhado pelas equipes da unidade, ou seja, não é necessário que o instrumento esteja vinculado ao trabalho de uma só ESB”, explica Renata Pella, da equipe do PMAQ do Departamento de Atenção Básica (DAB).

A pergunta sobre o compressor de ar com válvula de segurança ou compressor elétrico também causava dúvidas e foi refeita. A equipe precisa ter um deles para as atividades de rotina da prática de saúde bucal, e não os dois para ser avaliada bem.

Obrigatório x Essencial
A cadeira odontológica é indispensável para assistência à saúde bucal. O critério é considerado obrigatório na avaliação externa: uma cadeira para cada ESB. Caso a equipe não tenha, será desclassificada do programa. A ausência de apenas um dos equipamentos essenciais na UBS causará a redução da nota da equipe, que será classificada com desempenho ruim.

Caneta de alta rotação, caneta de baixa rotação, compressor de ar com válvula de segurança ou compressor elétrico, cuspideira, autoclave, mocho, refletor, sugador, brocas de alta rotação, luva descartável e máscara descartável são considerados essenciais para o trabalho da ESB.


Fonte: -
Autor(es): -