Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
  
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Conhea os equipamentos essenciais para a certificao das equipes de Ateno Bsica no 3 ciclo do PMAQ

Data de publicao: 29/05/2017

Entre eles, esto a geladeira e a balana antropomtrica, consideradas padres essenciais, que visam garantir estruturamnima para o cuidado populao

As equipes participantes do 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) devem estar atentas aos equipamentos essenciais que toda Unidade Básica de Saúde deve ter para o bom atendimento dos cidadãos.

Entre esses equipamentos, está a geladeira exclusiva para vacina, indispensável para o armazenamento correto dos imunobiológicos. A UBS deve ter ao menos uma (1) geladeira exclusiva para vacina, independente do número de equipes atuantes dentro da estrutura da unidade.

Caso a Unidade não tenha o equipamento, as equipes que estiverem dentro desta unidade obterão automaticamente um desempenho considerado “ruim” na certificação do PMAQ.

Além da geladeira, outro equipamento importante é a balança antropométrica de 150 Kg. Para alcançar esse padrão essencial, é necessário que a UBS onde a equipe esteja tenha pelo menos uma (1), não havendo prejuízo na certificação caso ela seja a de 200 kg.

Segundo o manual instrutivo do PMAQ, os demais equipamentos que estão como padrão essencial são: aparelho de pressão adulto; balança infantil; estetoscópio adulto e a régua antropométrica infantil, sendo que a ausência de quaisquer deles levará a equipe a ter um desempenho classificado como “ruim”.

Conheça também os equipamentos essenciais e/ou obrigatórios para as Equipe de Saúde Bucal (ESB), clicando aqui


Fonte: -
Autor(es): -