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Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Ministrio lana aplicativo para ampliar o acesso da populao s informaes de sade

Data de publicao: 12/06/2017


A nova ferramenta e+Sade vai permitir que cerca de 170 milhes de brasileiros em todo o pas possam ter acesso rpido a servios


O aplicativo e+SAÚDE é o novo canal de comunicação entre o Ministério da Saúde e o cidadão. A ferramenta foi criada pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e oferece, de forma online, informações em saúde de uso pessoal e restrito a cada cidadão brasileiro, como o acesso aos dados do cartão nacional de saúde, lista de medicamentos retirados nas unidades de saúde, acompanhamento do cartão de vacinação, exames realizados, entre outros.

O e+Saúde estará disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, além de possibilitar acesso por tablets e smartphones. “A informatização é uma das prioridades dessa gestão. Precisamos usar a tecnologia para integrar os dados da saúde, promover a correta aplicação dos recursos públicos, aprimorar o planejamento das ações e, principalmente, ampliar o acesso e a qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente”, destacou o ministro Ricardo Barros.

O dirigente da pasta ressaltou que o uso da tecnologia evita o desperdício no SUS e permite receber a avaliação do cidadão do serviço utilizado.  “Atualmente 30% das consultas especializadas não comparecem e não temos agilidade para chamar outra pessoa para ocupar a vaga, e 50% dos exames de análises clínicas não são retirados”, disse. 

A tecnologia vai aproximar ainda o contato entre os pacientes e as unidades de saúde distribuídas em todo o Brasil, entre elas: farmácia popular, postos de saúde, serviços de urgência, academia da saúde, hospital, maternidade, centro de atenção psicossocial, maternidade e centro de especialidade. Basta o cidadão acessar o aplicativo que melhor local para o atendimento é indicado. “Se tornou mais simples para o cidadão descobrir onde deve buscar atendimento na rede pública de saúde, já que agora a informação está na palma da mão", observou o diretor do Departamento de Informática do SUS, Marcelo Fiadeiro.

O cidadão vai poder fazer denúncias online por meio da Ouvidoria do SUS 136. Nessa opção, o usuário pode relatar queixas de atendimentos, além de questionar possíveis atendimentos não realizados e que constam no cadastro do usuário do SUS.

Para o funcionamento do aplicativo e+Saúde, o Ministério da Saúde está interligando os sistemas de informação do SUS que já estão em funcionamento. A ferramenta já conta com informações do Hórus, Hemovida, Cartão SUS, CNES, e-sus Atenção Básica, Ouvidoria e o Sistema DE Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI).

Por Alexandre Penido, da Agência Saúde/MS