Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   youtube   
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
  
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

O SUS das Prticas Integrativas: Dana Circular

Data de publicao: 28/06/2017


Em Ituiutaba (MG), a oferta de PICS tem melhorado a qualidade de vida dos usurios, principalmente, dos idosos do municpio


“Os problemas de saúde dos idosos não precisam nortear a velhice”. Esse é um dos lemas das Equipe de Saúde da Família (ESF) e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Ituiutaba, Minas Gerais. O município oferece Práticas Integrativas e Complementares (PICS) há quatro anos. Entre os recursos terapêuticos disponíveis na rede de Atenção Básica, a Dança Circular atrai muitos  praticantes da terceira idade.

Dança Circular é uma prática de dança em roda, tradicional e contemporânea. Tem origem de diferentes culturas, o que favorece a aprendizagem e a conexão entre os participantes. As pessoas dançam juntas, em círculos e aos poucos começam a internalizar os movimentos. O enfoque não é a técnica, e sim o sentimento de união de grupo, de comunidade.

A prática tem trabalhado a integração e socialização. “Percebemos melhoras na saúde, pois a dança trabalha o equilíbrio e a mobilidade, ajudando a evitar o risco de quedas, algo comum entre os idosos. Os benefícios psicológicos também são nítidos. Houve melhora na autoestima, diminuição dos sintomas de depressão e de estresse”, conta Renata Alves Cardoso, Coordenadora do NASF de Ituiutaba.

A oferta de dança circular não segue um protocolo, sendo aberta a todas as idades, porém são os idosos que procuram mais. O recurso é encontrado em cinco Unidades Básicas de Saúde da cidade e também em pontos estratégicos, como praças, igrejas, campos, entre outros.

A roda é muito inclusiva e acolhedora. É uma dança que traz união, apoio um ao outro. A alegria e disposição é visível em cada idoso dos grupos. É imensamente gratificante ver nosso trabalho refletido na melhoria da saúde dos usuários”, explica Renata Alves.

Além da dança, o município de Ituiutaba oferece Liang Gong, Ichi Gong e, recentemente, sessões de auriculoterapia, Reiki e reflexologia, exclusivamente em pacientes com dor crônica.

Boas experiências
Histórias como a Ituiutaba (MG) têm em todo o país. Se no seu município há oferta de osteopatia, musicoterapia, quiropraxia, Ayurveda, Terapia comunitária integrativa ou Yoga, envie sua história para o e-mail: educomunicacao.dab@gmail.com. Queremos divulgar experiências bem sucedidas para incentivar outros municípios a investirem na estruturação das PICS, bem como na melhoria da promoção, prevenção e cuidado da população.

Leia também
O SUS das Práticas Integrativas: Arteterapia
O SUS das Práticas Integrativas: Meditação
O SUS das Práticas Integrativas: Naturopatia
O SUS das Práticas Integrativas: Fitoterapia
O SUS das Práticas Integrativas: Medicina Tradicional Chinesa
O SUS das Práticas Integrativas: Reflexologia
O SUS das Práticas Integrativas: Shantala
O SUS das Práticas Integrativas: Biodança


Fonte: - Autor(es): -