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Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Relatrios Analticos do PMAQ se tornam pblicos

Data de publicao: 17/07/2017

DAB aposta na transparncia dos dados da AB e permite acesso irrestrito aos registros do 2 ciclo

A partir de agora, os Relatórios Analíticos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) podem ser acessados não só pelas Equipes de Atenção Básica, mas por qualquer usuário ou interessado.

A medida do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS) torna públicos os aspectos avaliados no 2º ciclo do PMAQ, com temas como Acesso; resolutividade; coordenação do cuidado; processo de trabalho e gestão e apoio.

Os registros objetivam subsidiar a discussão e a reflexão sobre os processos de trabalho e as práticas da Atenção Básica, visando o aprimoramento desses serviços. Eles podem ser encontrados neste endereço eletrônico.

Relatório de Acesso e acolhimento

O relatório apoia gestores e equipes de AB na reflexão sobre a organização do acesso ao serviço de acolhimento à demanda espontânea e da agenda da equipe.

Relatório de Resolutividade

Recomenda-se que a equipe de AB use o relatório para debate conjunto com os profissionais do NASF (quando recebe apoio do núcleo), entendendo que esse dispositivo visa ampliar a abrangência das ações e a resolutividade da equipe.

Relatório de Processo de Trabalho

O registro apresenta temas sensíveis e relevantes relacionados à melhoria e ampliação do acesso e da qualidade dos serviços de saúde, e seu conteúdo pode ser utilizado por gestores, coordenadores, equipes e profissionais da Atenção Básica.

Relatório de Coordenação do cuidado

Este relatório visa subsidiar gestores e equipes na reflexão sobre o cuidado ao longo do tempo e sobre a coordenação do cuidado e integração com outros pontos da Rede de Atenção à Saúde (tema deste relatório), além da integralidade da atenção e do fortalecimento do vínculo com os usuários do SUS.

Relatório de Gestão e infra

Objetiva apoiar gestores e equipes de Atenção Básica na organização dos momentos de reflexão, que deve ser orientada por métodos participativos, que possibilitem diálogo e pactuação de todos os integrantes da gestão da Atenção Básica. Deve-se entender como gestores tanto os atores lotados em espaços centrais de decisão, quanto os profissionais membros das equipes, principais atores no encontro com o usuário, portanto, fundamentais gestores do cuidado.