Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   youtube   
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
  
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Marcado I Congresso Internacional de PICS

Data de publicao: 05/12/2017


O evento promovido pelo Ministrio da Sade acontecer de 12 a 15 de maro de 2018 e acolher o III Congresso Internacional de Ayurveda


Já tem data marcada o I Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública, promovido pelo Ministério da Saúde, e o III Congresso Internacional de Ayurveda. Os dois eventos serão realizados no Rio de Janeiro, de 12 a 15 de março de 2018, com programação integrada.

O encontro vai propiciar fóruns de discussão internacionais para integração e troca de experiências entre os profissionais e gestores das diversas práticas integrativas do Brasil e de outros países. Espera-se a participação efetiva de profissionais da saúde, docentes, gestores, representantes de organismos internacionais e outros ligados às Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), publicada em 2006,  instituiu no Sistema Único de Saúde (SUS) abordagens de cuidado integral à população por meio de sistemas complexos e outras práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos. Desde a sua implantação, o acesso dos usuários do SUS a essas práticas integrativas tem crescido exponencialmente.

Pelo SUS são ofertadas 19 práticas: ayurveda, homeopatia, Medicina tradicional chinesa, Medicina antroposófica, plantas medicinais e fitoterapia, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia e yoga.

O crescimento e fortalecimento da oferta das práticas integrativas tem aumentado devido ao maior reconhecimento da eficácia terapêutica pelas evidências científicas, e também pela efetividade pragmática verificável pelos beneficiados. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte destas práticas.

Programação
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) já confirmaram a participação no evento. As apresentações programadas também contarão com nomes de referência no cenário internacional das Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Haverá espaço para apresentação de trabalhos científicos por parte dos profissionais ligados às áreas das PICS – medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, ayurveda, homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia, naturopatia, entre outras.

As inscrições, as linhas para submissão de trabalhos científicos a serem apresentados no Congresso e a lista de palestrantes estarão disponíveis em breve, bem como a programação completa do evento. Para receber informações sobre o evento, faça seu pré-cadastro no site: http://congrepics.saude.gov.br/#!/.


Fonte: - Autor(es): -