Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Curso em auriculoterapia ter edio nica em 2018

Data de publicao: 03/05/2018


As inscries ficaro abertas do dia 7 a 21 de maio. A capacitao um convnio entre o Ministrio da Sade e a Universidade Federal de Santa Catarina


As inscrições para a Formação em Auriculoterapia voltada para Profissionais de Saúde da Atenção Básica vão do dia 7 a 21 de maio de 2018. Neste ano, a capacitação terá edição única. O curso é uma iniciativa da Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS) do  Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As inscrições são realizadas por região devido a etapa presencial. Por isso, o candidato deve obrigatoriamente escolher um único polo na hora da inscrição. Para esta edição única, o polos regionais serão: Belém, Marabá e Santarém (PA), Belo Horizonte e Montes Claros (MG), Goiânia (GO), Manaus (AM), Niterói (RJ), São Paulo, Santo André e São José do Rio Preto (SP), Palmas (TO), Petrolina e Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ) e Santa Maria (RS).

A etapa EAD terá início na 2ª quinzena de junho de 2018. A etapa presencial do curso deverá ser realizada em agosto e setembro deste ano. A capacitação é gratuita e voltada para profissionais de saúde de nível superior da Atenção Básica que trabalham nas equipes de Saúde de Família (ESF), nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf) e em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Auriculoterapia é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa que promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha – onde todo o organismo se encontra representado como um microssistema. Também chamada de acupuntura auricular, estimula as zonas neurorreativas por meio de agulhas, esferas de aço, ouro, prata, plástico, ou sementes de mostarda, previamente preparadas para esse fim.

Denise Miranda, cirurgiã-dentista da UBS de Satuba, zona rural de Santo Amaro (MA), fez o curso de auriculoterapia em 2017. Mesmo sem ter o serviço de práticas integrativas e complementares implementado no município, a profissional de saúde buscou a formação para ampliar os cuidados já realizados na unidade em que trabalha.

“Percebi que a comunidade era tratada com muito remédio. Hoje, o atendimento é feito no meu intervalo ou quando percebo que a aplicação das sementes pode complementar o tratamento da equipe de saúde. É importante que os profissionais de saúde busquem fazer o curso para poder oferecer outras possibilidades de cura”, conta. Tanto a população quanto os colegas de trabalho tiveram boa receptividade à prática. “Tenho alcançado resultados que nem esperava. Uma agente comunitária de saúde não conseguia erguer o braço por causa da bursite, mas depois de fazer Auriculoterapia voltou a movimentar normalmente, sentir menos dores”, relata a dentista.

O curso
A capacitação é dividida em duas etapas: uma por Ensino à Distância (EAD), com carga horária de 75 horas e cinco módulos sequenciais; e uma parte presencial, com carga horária de cinco horas, realizada após a finalização da EAD. O curso será realizado em diferentes estados, com a etapa presencial ocorrendo em municípios dos polos selecionados.

Para confirmar a inscrição, candidatos homologados devem acessar o curso no endereço: http://grupos.moodle.ufsc.br. Clique o polo regional escolhido e entre no ambiente EAD do curso. O usuário e senha utilizados são os mesmos usados para efetuar a solicitação da inscrição. A entrada no ambiente do curso já é a confirmação da inscrição. Não há mensagem, janela ou e-mail avisando que confirmou.

Mais informações no site ou pelo endereço auriculoterapia.sus@contato.ufsc.br.

Serviço
Edição única: Formação em Auriculoterapia
Inscrições: de 7 a 21 de maio de 2018
Homologação das inscrições: de 21 de maio a 15 de junho de 2018
Etapa EAD: início em 18 de junho de 2018
Etapa presencial: de agosto a setembro de 2018