Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

XV Encontro Nacional da Rede de Alimentao e Nutrio

Data de publicao: 09/05/2018


Nesta edio, alm de representantes das coordenaes da frente nos estados e municpios, as vigilncias sanitrias estaduais tambm participam do evento


Coordenadores e referências para as ações de alimentação e nutrição nos estados e municípios participam, nesta semana em Brasília, do XV Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição. Nesta edição, gestores das Vigilâncias Sanitárias (VISA) estaduais também foram convidados a integrarem os debates do evento, que vai de 8 a 10 de maio de 2018.

A agenda conjunta discutirá sobre o papel de cada frente nas ações de promoção de ambientes saudáveis, alimentação adequada, como avançar as medidas regulatórias e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. O encontro é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (CGAN/DAB/MS) em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a coordenadora da CGAN, Michele Lessa, o encontro busca fortalecer o trabalho intersetorial que as agendas necessitam, subsidiando os gestores com o que vem sendo discutido nacional e internacionalmente. “O Ministério tem apoiado e investido recursos financeiros em diversas estratégias que busquem promover alimentação saudável e adequada, tanto no âmbito da saúde pública quanto na sociedade, propondo políticas regulatórias como por exemplo a redução do consumo de sódio”, afirmou durante a abertura do evento.

O representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Alan Bojanic, destacou a importância da presença da vigilância no encontro. “Um dos papéis da FAO é justamente fazer pontes entre temas. Nossa atuação é ampla mas sempre na perspectiva de integração, como o diálogo que está sendo promovido aqui entre a vigilância sanitária e segurança alimentar”, ponderou sobre a participação inédita das VISA.

Fotos

Participaram também da mesa de abertura Alessandra Bastos, diretora de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (DSNVS/Anvisa), Katia Pinho, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Elisabetta Recine, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Alessandra Schneider, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Zaíra Salermo, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Isabela Fleury, do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Durante os três dias de encontro, serão discutidos temas como Política Nacional de Alimentação e Nutrição, agenda de saúde do Programa Bolsa Família no âmbito local, doença celíaca, alergia à proteína do leite de vaca, programas de micronutrientes e pesquisas científicas desenvolvidas na área.