Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Belo Horizonte recebe Encontro Estadual para Fortalecimento da Ateno Bsica

Data de publicao: 11/05/2018


Evento contou com aproximadamente 700 participantes de todo o territrio mineiro


Aconteceu, nos dias 9 e 10 de maio, mais um Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica, dessa vez na capital mineira.  O evento é um dos 37 que acontecem em todo o país com o objetivo de reunir Ministério da Saúde, estados e municípios para discutir a qualificação da Atenção Básica.

Que saiamos daqui com a bandeira da Atenção Básica levantada para avançarmos muito mais”, disse o assessor do Ministério da Saúde Michell Tuler, participante da mesa de abertura do evento.

Também participaram da mesa o Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Eduardo Luiz da Silva, o Deputado Federal mineiro José Saraiva Felipe, a Superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Ana Paula Medrado, e o Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Edison Corrêa.

Essa é uma mesa importante, pois reunimos nela a academia, o legislativo, os municípios, a SES e o MS para falarmos desse tema extremamente importante que é Atenção primária. Vocês se deslocaram de seus municípios para discuti-la em um momento importante de discussão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que vai se concretizar no fazer diário dos trabalhadores de MG e do país”, afirmou o Presidente do COSEMS.

Ainda segundo Eduardo Luiz da Silva, trata-se de um momento especial para Minas Gerais: “O ministério se dispor a sair do nível central e discutir nos territórios a Atenção Básica é uma estratégia de extrema importância”, concluiu.

Já a representante da Secretaria Estadual de Saúde de MG, Ana Paula Medrado,  colocou a necessidade de fazer com que as políticas se tornem mais robustas do ponto de vista do acompanhamento dos desempenhos e fez a defesa da Atenção Primária: “precisamos lutar por ela. Nós sabemos que todo o sistema de saúde orientado pela Atenção Básica é mais efetivo, mais equânime, e existem várias evidencias que apontam para a efetividade da Estratégia de Saúde da Família, que eu acho que deve ser priorizada no contexto da atenção primária”.

A metodologia do encontro incluiu exposição dialogada, mesas redondas e workshops conduzidos por técnicos do Ministério da Saúde que abordaram as principais estratégias do MS, tais como: Saúde Bucal; e-SUS-AB; PMAQ-AB, Requalifica-UBS; Consultório na Rua, Práticas Integrativas e Complementares e Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), programa que comemora 10 anos este ano.

Além delas, também foram abordados os temas de Promoção da Saúde; Equipes de Saúde da Família e processo de trabalho, Equidade em Saúde e Integração do processo de trabalho dos ACS e ACE.

“Entendo como um dos pontos mais fortes do evento a interação com os participantes, com grande mobilização e vontade de se colocar, se posicionar e escutar. Havia uma demanda muito grande por esse tipo de debate no estado e estamos bastante satisfeitos com a possibilidade de colocar os elementos aqui debatidos com todos os gestores de estados e COSEMS”, afirmou o técnico do MS e apoiador do estado Celmário Castro Brandão.

Veja as fotos do evento aqui e as apresentações logo abaixo:

Encontro da APS | Encontro APS 2e-SUS | Exposição dialogada | PMAQ-AB | Carteira de serviços | Carteira de serviços 2Saúde da FamíliaDengue/Febre amarela | Integração da AB e vigilância em Saúde | Saúde BucalSaúde Bucal 2 | APVS e VS

Veja, ainda, fala de participantes do Encontro:

Em breve, mais vídeos serão divulgados neste link. 


Fonte: - Autor(es): -