Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Porto Alegre sedia Encontro Estadual para Fortalecimento da Ateno Bsica

Data de publicao: 17/05/2018


Mais de dez encontros j aconteceram em todo o pas, reunindo Ministrio da Sade, estados, municpios e universidades parceiras


Foi realizado, de 15 a 16 de maio, o 15º Encontro Estadual para Fortalecimento de Atenção Básica, na capital do Rio Grande do Sul (RS). Com foco em uma construção conjunta pela qualidade da AB e ampliação da resolutividade, o evento reuniu técnicos do Ministério da Saúde, gestores e trabalhadores da AB do estado gaúcho, além de universidades e autoridades locais.

Na ocasião, o diretor substituto do Departamento de Atenção Básica (DAB), Allan Nuno, apresentou dados positivos sobre a AB e defendeu reflexão sobre os caminhos dela: “mesmo frente aos diversos indicadores que mostram avanço nas decisões relativas à ela, precisamos nos dedicar ao debate sobre os desafios e refletir para dar passos a serem celebrados em alguns anos, com uma AB de referência, que atende a população como ela merece e reivindica”.

Concorda o Secretário Estadual de Saúde do RS, Francisco Zancan Paz: “Embora tenhamos resultados favoráveis nos nossos indicadores de saúde, sentimos a necessidade de qualificar a atenção e termos uma AB mais resolutiva e próxima da população”.

Ainda segundo o secretário, o estado estava presente e interessado no Encontro. “Que o evento produza mais conhecimento para levarmos para os municípios, incluindo os que aqui não estão, a importância de trabalharmos constantemente na busca de um melhor Sistema Único de Saúde”, concluiu.

O professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Luiz Facchini reafirmou a importância de encontros da natureza e defendeu a qualificação do cuidado: “o ciclo que se abre de discussões sobre o futuro da AB, da Saúde da Família e do SUS no país precisa envolver a questão da qualidade do cuidado e da completude das ações”.

Também participou do evento o representante do Conselho de Secretários Municipais do RS (COSEMS/RS), Pablo Sturmer. De acordo com a autoridade, o encontro traz a missão de observar se está havendo o atendimento aos quatro atributos essenciais da Atenção Primária em Saúde (APS): o primeiro contato; a longitudinalidade, a integralidade e a coordenação do cuidado.

“Nenhum município deve se furtar de ter uma atenção primaria de qualidade, por ser ela o centro de coordenação do sistema. A gente tem inúmeras evidências dos benefícios da Estratégia de Saúde da Família como modelo para a APS e acho que precisamos nos perguntar, olhando para os atributos principais dela, se eles realmente estão sendo cumpridos”, colocou.

Exposições dialogadas e oficinas

Para aquecer os debates, a assessora do Ministério da Saúde Caroline Martins levou aos participantes o panorama geral da AB, considerando o encontro como mais uma oportunidade para o DAB discutir e escutar a percepção de atores locais quanto às proposições da PNAB de 2017.

“A gente pôde ouvir aqui, por exemplo, sobre a importância de pensarmos nas inovações da PNAB sob a perspectiva de manter os avanços da estratégia Saúde da Família e a melhoria de diversos indicadores de saúde. Além disso, pudemos trocar mais sobre os desafios dos municípios, dos gestores e trabalhadores, quanto à melhora da qualidade da AB que vem sendo ofertadas”, lembrou.

A metodologia do evento incluiu exposição dialogada e oficinas conduzidas por técnicos do Ministério da Saúde que abordaram temas como: Inovações da PNAB, Saúde Bucal; e-SUS-AB; PMAQ-AB, Requalifica-UBS; 10 anos do NASF AB, integração Vigilância e AB; Processo de Trabalho na AB, entre outros.

O técnico do Ministério da Saúde e Apoiador Institucional do estado Webster Pereira acredita que as oficinas foram o grande destaque do encontro, além da aproximação do DAB com a SES e o Núcleo Estadual do MS. “Os gestores apontaram as oficinas como momento de grande importância e possibilidade de aprendizado e cooperação entre os municípios”, destacou.

O evento em Porto Alegre foi o primeiro no Rio Grande do Sul. O último deve acontecer em Santa Maria, de 31 de julho a 1º de agosto, com expectativa de receber 425 pessoas de 197 municípios gaúchos.

Veja fotos do lançamento aqui.

Depoimentos

Saiba o que os palestrantes Raissa Barbieri (Coordenadora Estadual de AB/RS) e Luiz Facchini (professor da UFPEL) disseram sobre o encontro:

Em breve, mais vídeos poderão ser encontrados neste mesmo link. Já o download das apresentações pode ser feito nos links abaixo:

Coordenação Estadual/RS | Panorama AB | Requalifica | Experiência municipal em POA | Mais médicos | PMAQ - Facchini | 0800 lançamento | PMAQ - Webster

Saiba mais

DAB e Telesaúde/RS anunciam retomada do 0800 em Encontro Estadual gaúcho


Fonte: - Autor(es): -