Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Discusso sobre fortalecimento da Ateno acontece em SP

Data de publicao: 06/06/2018


Para possibilitar a participao de todos os municpios, sero trs encontros no estado. Hoje, acontece o primeiro na cidade de So Paulo


Diferente das outras edições dos Encontros Estaduais para Fortalecimento da Atenção Básica que já aconteceram, a pedido da Secretaria da Saúde do Governo de São Paulo (SP) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado (COSEMS-SP), o primeiro evento para o Estado terá apenas um dia de apresentações e debates. Foram convidados 214 municípios para o evento desta quarta-feira (6), na capital. O encontro também acontecerá em São José do Rio Preto, no dia 17 de julho, e Marília, dia 8 de agosto.

“Se fazemos uma defesa do SUS, o debate tem que partir da Atenção Básica. Para somar forças nessa defesa, precisamos da população também nos apoiando. Conseguiremos isso melhorando a resolutividade da assistência. Hoje, queremos ouvir vocês gestores para que juntos possamos melhorar o que está adequado e corrigir o que precisa mudar”, explicou na abertura do evento João Salame Neto, diretor do Departamento de Atenção Básica no Ministério da Saúde.

Para o coordenador da Atenção Básica na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Arnaldo Sala, o encontro é fundamental para que a gestão possa ouvir o posicionamento do governo federal sobre as políticas públicas em vigência, principalmente porque o Sistema Único de Saúde completa 30 anos em 2018.

“Listando quais são as nossas dificuldades na execução das políticas de saúde, podemos traçar estratégias para reorganizar a Atenção Básica. Esse espaço de debate é importante para a gestão”, afirmou o gestor.

Fotos

Participaram também da mesa de abertura José Carlos Paludeto, coordenador geral do Ministério da Saúde no Estado de São Paulo, Maria Dalva Amim, representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS-SP), e Marta Cipriano, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Os temas escolhidos para as exposições dialogadas da programação foram os avanços e desafios da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a Estratégia e-SUS AB no território, o Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde e financiamento.

Link para apresentações
Estratégia e-SUS AB
Financiamento
PNAB
Requalifica UBS

 


Fonte: - Autor(es): -