Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

So Jos do Rio Preto recebe segundo encontro paulista pelo fortalecimento da AB

Data de publicao: 19/07/2018


Evento reuniu aproximadamente 300 participantes


 
O estado paulista acaba de sediar mais um Encontro Estadual pelo Fortalecimento de Atenção Básica (EEFAB), dessa vez em São José do Rio Preto. O evento aconteceu nesta terça-feira (17) e reuniu trabalhadores da AB do município e regiões próximas com objetivo de qualificar o serviço com foco nas diversidades locais.
 
Os temas escolhidos para as exposições dialogadas da programação foram a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a Estratégia e-SUS AB no território e o Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde.
 
Segundo a técnica do Ministério da Saúde (MS) e apoiadora do estado, Raylayne Bessa, o dia foi de aproximação: “discutir e esclarecer pontos que refletem as necessidades do estado para de fato efetivar as ações esperadas no campo da AB é de grande importância”. 
 
Na ocasião, o assistente técnico de Ações de Saúde/AB da Coordenação Regional de Saúde local, Neil José Sorge Barrete, agradeceu a presença das regiões presentes e leu discurso sobre os esforços empenhados pelos gestores e técnicos na trajetória de 30 anos do SUS, reafirmando desejo de um encontro propositivo: “estamos aqui pra discutir e refletir acerca das alternativas possíveis para superar nossas dificuldades, mas é preciso inicialmente reconhecê-las”.
 
Para o Coordenador Geral do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, José Carlos Paludeto, o evento é um passo importante para a proximidade do Ministério, estado e municípios na discussão das políticas de Atenção Básica. "É momento de ampliar debates e mostrar que o problema de um é o problema de todos. A iniciativa é importante e devemos aproveitar o momento”, afirmou.
 
Já a Vice presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP), Carmem Silva, fez fala emocionada sobre o encontro. “A despeito do contexto, somos nós, gestores, trabalhadores do SUS, que estamos ali no dia a dia, então é importante que possamos levar para o Ministério da Saúde as especificadas dessa região. Se a gente não traz nossos anseios e dúvidas, fica difícil caminhar e ir além”, defendeu.
 
Também esteve presente o Secretário Municipal de Saúde de São José do Rio Preto, Aldenis Borin, que afirmou ver na AB não apenas a porta de entrada do usuário, mas a grande reguladora da competência tanto na área da saúde quanto no financiamento. "Se você não tiver uma porta de atenção básica, o custo é maior. Portanto, vamos discutir durante o encontro e que ele se repita, já que essas discussões são fundamentais não só para o conhecimento individual de cada um, como para o coletivo”.
 
A gerente da Equipe de Saúde da Família de São José do Rio Preto (SP), Paula Sodré, também falou sobre o segundo encontro paulista pelo fortalecimento da AB. Assista:
 
 
 
Experiência e-SUS AB
 
Durante o evento, a coordenadora de AB do município Valentim Gentil, Rosana Cristina dos Santos Segura, e a enfermeira Josimara Briguente apresentaram a experiência da região quanto à implementação da estratégia e-SUS AB. A vivência pode ser conferida no vídeo abaixo:
 
 
Confira as fotos do evento e, ainda, as apresentações feitas durante o encontro:

Fonte: - Autor(es): -