Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Avaliao Externa do 2 ciclo do PMAQ CEO comea dia 10 de outubro

Data de publicao: 08/10/2018


Cada entrevistador realizar o agendamento diretamente com o responsvel pela gesto local do servio


O Departamento de Atenção Básica anuncia a data para o início da etapa de Avaliação Externa do 2º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO): 10 de outubro de 2018. As ações da fase de avaliação começarão com as visitas dos entrevistadores, que foram previamente capacitados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e demais Universidades parceiras, aos CEOs que aderiram ao programa nesta segunda edição.

São 1.098 CEOs que passarão pelo processo de Avaliação Externa com data para ser finalizada até o dia 14 de dezembro em todos os estados brasileiros. A fase conta com entrevistas com os profissionais dos CEOs e envio de dados ao Ministério da Saúde. Para auxiliar e agilizar a etapa de avaliação externa do 2º Ciclo do PMAQ-CEO, o gestor local deverá apresentar no dia da avaliação alguns documentos. Confira.

Serão avaliados aspectos referentes à gerência do CEO, sua estrutura, o perfil dos profissionais, seu processo de trabalho e ações que objetivam a atenção integral à saúde bucal. Leia as orientações aos gestores .

Pontuação na certificação

A autoavaliação deverá ser apresentada no momento da Avaliação Externa do Pmaq-CEO. A pontuação da autoavaliação equivale a 10% do total da certificação. É importante lembrar de que não basta a realização da autoavaliação, deve sempre ser apresentada, junto a autoavaliação, a matriz de intervenção preenchida. Após receber os dados, o MS é responsável pela avaliação das informações coletadas pelos entrevistadores e por realizar a certificação das equipes.

PMAQ-CEO

O Objetivo do Programa é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à atenção especializada em saúde bucal.

A etapa de avaliação externa deve ocorrer de 10 de outubro a 14 de dezembro. Por tratar-se de um programa que avaliará mais de mil CEOs, o cronograma será definido diretamente pelos entrevistadores que entrarão em contato com os gestores locais dos serviços para que juntos definam  a melhor data para a visita.


Fonte: - Autor(es): -