Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Bolsa Famlia na Sade: abertura da 1 vigncia de 2019

Data de publicao: 27/02/2019


Sistema j est disponvel para insero dos dados


As condicionalidades do Programa Bolsa Família são compromissos assumidos entre o poder público e as famílias beneficiárias do programa. Além da frequência escolar de 85% para crianças e jovens de 6 a 15 anos, é preciso manter a vacinação em dia, fazer o acompanhamento nutricional das crianças menores de 7 anos e o pré-natal nas gestantes. Atualmente, 28 milhões beneficiários são acompanhados pelas equipes de Atenção Básica. 

Buscando potencializar o cuidado e acompanhar o cumprimento das condicionalidades de saúde do Programa, o MS faz uso do Sistema do PBF na Saúde (BFA), as equipes fazem uso de programas que monitoram o cumprimento desses compromissos. A inserção dos dados da 1ª vigência de 2019 deve ser realizada por meio dos links
https://egestorab.saude.gov.br e  https://bfa.saude.gov.br/.
 
O período de acompanhamento na Atenção Básica, das famílias beneficiárias do PBF, referente à 1ª vigência de 2019 vai 30 de junho.

Migração dos dados 

É importante lembrar que desde a última vigência o acompanhamento é individual e ocorre junta à integração dos demais sistemas de informação utilizados pelas equipes de Atenção Básica, como o SISPRENATAL e o e-SUS AB, através do CPF e do Cartão Nacional de Saúde dos beneficiários. 

Para que a migração do e-SUS AB ocorra é necessário que todos os dados obrigatórios estejam preenchidos corretamente, pois não há possibilidade de edição de dados migrados no Sistema BFA. Portanto, além dos dados da equipe que realizou o acompanhamento, para mulheres gestantes é necessário o registo da DUM e situação de pré-natal marcada como SIM; e para crianças são necessários o peso, a altura e a vacinação SIM.

Acesse e cadastra-se!

Antes de iniciar a inserção das informações no e-gestor, é necessário estar cadastrado. O Manual de Cadastro de Gestores do Programa e Técnicos no Bolsa Família (BFA) no e-Gestor AB ensina como fazê-lo. Clique aqui para se inscrever.
Já realizou seu cadastro com sucesso? Agora, a próxima etapa é lançar as informações. No passo a passo é fácil aprender como inserir os dados no e-Gestor. Confira: www.bit.ly/PassoapassoPBFnoEgestor.